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Quais os diferentes tipos de mídia social no mundo

Quando se fala em “mídias sociais” e compartilhamento de informações qual é a primeira coisa que vem à sua cabeça? Para quase todas as pessoas, é entrar no Facebook, Instagram e agora o TikTok (saiba como proteger seu TikTok). Esse serviço online atrai diariamente mais de 1,3 bilhão de pessoas em todos os cantos do mundo.



No entanto, sites de redes sociais como os que citamos representam apenas alguns dos vários tipos de plataforma de mídia social existentes. Podemos citar pelo menos mais uns sete ou mais tipos diferentes de mídia social, e vamos dar alguns exemplos aqui nesse post.


Também vamos entender o que são e como os profissionais de marketing, empreendedores e empresários inteligentes podem usar esses serviços na Web e no celular para atingir seu público alvo de forma mais ampla.

Quais os melhores tipos de mídia social?

Os diferentes tipos de mídia social no mundo

Vamos descobrir.

1. Sociais redes locais

Muitos de nós estamos familiarizados com sites de redes sociais como Facebook, Twitter e LinkedIn.


Essas plataformas sociais nos ajudam a se conectar com amigos, parentes, familiares, conhecidos e marcas. Eles incentivam o compartilhamento de conhecimento e têm tudo a ver com interação pessoal, humano a humano.

Um site de rede social é um ponto de encontro para todos os tipos de negócios.

Os usuários podem compartilhar pensamentos, selecionar conteúdo, fazer upload de fotos e vídeos, formar grupos com base em interesses e participar de discussões animadas. Eles são criados com base no usuário e em tudo o que é importante para ele e seus círculos sociais.

Então, o mais interessante é tirar proveito disso tudo e saber como os sites de redes sociais podem ajudar sua vida pessoal e principalmente seus negócios e sua empresa.

O que pode ser feito para ganhar dinheiro:

  • Alcance um público-alvo por meio de anúncios: essas plataformas de redes sociais cultivam grandes comunidades de diversas seguimentos – escolha o seu. Os anunciantes podem alugar permissão para interagir com pessoas com base em métricas de segmentação específicas. Por exemplo, um anunciante que deseja alcançar um público predominantemente jovem pode anunciar em um aplicativo como o Snapchat, enquanto aqueles que desejam alcançar um usuário profissional podem achar o LinkedIn mais apropriado. Como essas plataformas são incrivelmente ricas em dados, podemos alcançar muitas pessoas certas sem gastar todo o orçamento do anúncio.
  • Rede de contatos: envolva-se com seguidores, encontre clientes que pensam da mesma forma ou parceiros de negócios em potencial por meio de hashtags e grupos e construa conexões.
  • Pesquisa: as plataformas de redes sociais são um ótimo lugar para desenterrar a pesquisa de clientes e usar ferramentas de escuta social para rastrear conversas sobre termos específicos. Isso pode nos ajudar a entender (e servir) melhor nosso público.

Aprender como expandir seus negócios no Facebook dominando o sistema de publicidade do Facebook de uma vez por todas pode fazer toda diferença entre ganhar e perder dinheiro.

2. Sites de revisão social (Review Online)

Qual é uma das primeiras coisas que você faz ao planejar uma viagem ou comprar um novo produto? Se você for como nós, dirija-se diretamente às críticas.

Analise sites como o Yelp e o TripAdvisor exibem avaliações de membros da comunidade para todos os tipos de locais e experiências. Isso elimina muitas das suposições necessárias para reservar um restaurante ou hotel.

Não tem certeza de que é a coisa certa para você? Confira os comentários e você saberá.

As empresas podem realmente se beneficiar estudando suas críticas, as boas e as ruins. Isso os ajuda a:

  • Entenda a perspectiva do cliente: as revisões nos falam sobre a experiência do cliente do seu próprio ponto de vista. Use isso para identificar o que está funcionando e descobrir áreas com espaço para melhorias.
  • Solucionar problemas: as revisões são uma oportunidade de se envolver com os revisores e resolver possíveis desafios antes que eles se tornem um grande negócio.

3. Sites de compartilhamento de imagens

Conteúdo visual como imagens, infográficos e ilustrações captura nossos corações, olhos e imaginação.


As plataformas de mídia social como Instagram, Imgur e Snapchat são projetadas para ampliar o poder do compartilhamento de imagens.

Os usuários criam, selecionam e compartilham imagens únicas que despertam conversas e falam por si. Uma imagem pode valer mais que mil palavras para o seu negócio. Use estes sites para:

  • Incentivar o conteúdo gerado pelo usuário: os sites de compartilhamento de imagens são um presente para empresas fotogênicas. Você pode executar campanhas incentivando os usuários a tirar e compartilhar uma foto com seu produto e uma hashtag exclusiva.
  • Crie inspiração: ao criar, selecionar e compartilhar suas próprias imagens, você pode inspirar e envolver os usuários, vinculando-os a um interesse compartilhado.

4. Sites de hospedagem de vídeo

O YouTube revolucionou a maneira como assistimos, criamos e pensamos em vídeo.

Ele transformou o meio em algo acessível. As recentes melhorias em tecnologia e conectividade ajudaram o vídeo a seguir o caminho.

Plataformas de hospedagem de vídeo como o YouTube e o Vimeo ajudam os criadores a reunir conteúdo e compartilhá-lo em uma plataforma otimizada para streaming. Essa acessibilidade torna o vídeo um meio super importante.

Use sites de hospedagem de vídeo para:

  • Compartilhe conteúdo fenomenal: sim, esse ponto é um pouco óbvio, mas os criadores podem usar o YouTube para criar comunidades e divulgar seu conteúdo.
  • Envolver-se: a seção de comentários do YouTube oferece muitas oportunidades para conhecer as pessoas que assistem ao seu conteúdo.

5. Blogs da comunidade

Às vezes, uma imagem ou postagem não é complexa o suficiente para a mensagem que você precisa compartilhar, mas nem todos na internet desejam publicar um blog em um site auto-hospedado. Isso dá muito trabalho.

As plataformas de blogs compartilhados, como Medium e Tumblr, oferecem às pessoas um espaço para expressar seus pensamentos e ajudar a conectá-las aos leitores.

Esses sites de blog da comunidade fornecem uma audiência, permitindo bastante espaço para personalização e auto-expressão. Use-os para:

  • Desenvolva sua voz: iniciar um blog pode ser assustador. Use plataformas como Medium e Tumblr para encontrar sua voz, obter alguns leitores e esclarecer sua visão.
  • Organizar conteúdo: se você possui um blog, pode usar plataformas de blog da comunidade para compartilhar, redistribuir e postar novamente conteúdo antigo e expô-lo a um novo público.

6. Sites de discussão

Enquanto muitos de nós já assistimos a uma discussão acalorada no Facebook, sites de discussão como o Reddit e o Quora foram projetados especificamente para iniciar uma conversa.

Qualquer pessoa é livre para fazer uma pergunta ou fazer uma declaração, e isso atrai pessoas com interesses e curiosidades comuns.

No entanto, ao contrário do Facebook e Instagram, os usuários tendem a fornecer informações menos identificáveis.

Então, como essas plataformas podem ajudar sua empresa?

  • Pesquisa: o Reddit é composto por diferentes sub-comunidades. Com um pouco de pesquisa, você pode encontrar e envolver pessoas em seu campo, descobrir o que elas estão pedindo e usar isso como ponto de partida para sua estratégia de marketing de conteúdo.
  • Responda a perguntas: os usuários do Quora fazem todos os tipos de perguntas. Responder a eles pode ajudar a estabelecer você como um líder de pensamento e direcionar mais tráfego para o seu site.

7. Sites de compartilhamento de redes econômicas

Sites como AirBnB e Rover não são apenas um lugar legal para encontrar aluguéis baratos para férias ou uma babá de animais de estimação. O compartilhamento de redes econômicas reúne pessoas que têm algo que desejam compartilhar com as pessoas que precisam.

Essas comunidades oferecem oportunidades que não existiriam de outra forma, reunindo recursos em larga escala que não seriam possíveis sem a tecnologia.

Tipos de mídia social (social media)

A mídia social tem muitas formas diferentes de ser usadas. Você pode experimentar a maioria dos tipos de mídia social existentes para ajudar seus negócios a crescer, de uma maneira ou de outra. Seja claro sobre o que você deseja alcançar, pense criativamente e, o mais importante, mantenha-o sempre o tom humanizado.

Muitas das maiores redes sociais forma criadas em grande parte para que as pessoas pudessem de maneira rápida, fácil e barata enviar e compartilhar conteúdo pessoal, comercial e vídeo de alta qualidade para muitos dos sites desenvolvidos para isso.

Portanto, se você ainda não o fez, deve conferir.