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Como se registrar no Google Business e no Google Maps

Para que realmente seu perfil do Google Meu Negócio e Google Maps funcione para sua empresa, é necessário otimizá-lo em um nível acima. Ter uma conta do Google Business permite que seu negócio loja ou produto apareça nos resultados da pesquisa orgânica quando as pessoas estiverem procurando por sua marca ou serviço online.


O GMB é gratuito, o que o torna essa ferramenta de marketing digital mais que acessível para pequenas, médias e grandes empresas, além claro para autônomos e profissionais liberais em geral.


Obviamente, o GMB esta alinhado com o Google Maps que na web não é o único aplicativo de mapeamento que existe do mercado, mas é dele que você vai precisar para otimizar seu perfil.

Como se registrar no Google Business e no Google Maps

Como aparecer no Google business e Google Maps?

Claro que você já conhece e também pode usar os outros concorrentes como o Bing Maps, Apple Maps e Waze. Mas há algumas coisas que o Google faz muito melhor, e o Maps do Google é uma delas, (diferente do Maps da Apple que possui um precisão questionável).

Duas perguntas básicas:

  1. Porque você precisa de uma conta do Google Meu Negócio?
  2. Não tem certeza se você precisa criar uma conta do Google Meu Negócio?

Então, a partir daqui você vai saber porque querer considerar se registrar ou se cadastrar nesse serviço de busca local gratuita. Mas a resposta é também simples. Ser descoberto!

Eu sei e você certamente já deve saber que a pesquisa por produtos, serviços e marcas é digital. Mesmo que você administre uma loja tradicional offline, seus clientes atuais e potenciais estarão te procurando online.

E é aí que eles normalmente começam a busca por uma empresa, produtos ou serviços específico.

Nesse artigo você vai aprender como aparecer no Google Maps! Também vau descobrir como cadastrar sua empresa no Google Business ou Google Meu Negócio, já que é uma ação sem custo e essencial para mostrar sua empresa no maior mecanismo de busca orgânica do mundo e, por fim, ser encontrado na Internet.

NOTA: São inúmeras as vantagens que um empresas tem ao se registrar criando uma conta no Google, uma delas é acesso ao  Google My Business. Muitas empresas de todos os tamanhos que possuem loja física ou negócios offline não se cadastram no Google, talvez por não saber que essa ferramenta é totalmente grátis e basta preencher informações básicas sobre a empresa que já ganha visibilidade e potenciais clientes.

O fato é que: não se registrar ou criar uma conta no Google significa não estar na Internet, é tão simples. Por isso, vamos explicar como você pode se cadastrar para ser encontrado nas pesquisas e aparecer no Google Maps.

Primeiro vamos saber o que é e como funciona o serviço:


1. O que é Google Business

O Google My Business ou Google Meu Negócio, é uma plataforma que o Google oferece para mostrar sua empresa em várias seções de busca a alguns aplicativos online do Google. Desta forma, você aparecerá em uma espécie de diretório de negócios online gratuitamente.

E você já sabe, se você, seu produto, negócio ou serviço não aparece no Google, praticamente não existe.

Ao se cadastrar no serviços é criado um cartão com arquivo da empresa onde podemos exibir e gerenciar as informações da empresa, localização física, telefone, horário de funcionamento e outras informações relacionadas e relevantes para o público alvo.


Quais serviços o Google Meu Negócio inclui ?

  • Google: sua empresa estará presente no maior mecanismo de busca da Internet, o mecanismo de busca Google cuidará disto para você. Isso será fundamental para melhorar sua audiência e reputação digital.
  • Google Maps: essa é a plataforma que exibe mapas e ruas em todos os lugares do mundo. Você não só poderá aparecer no Google Maps, mas também no Google Earth e no Google Street View.

NOTA: Se você não possui um local ou endereço para se cadastrar para o seu negócio, ou seja, você só tem um site, para adicionar esse site ao Google você pode fazer isso a partir do WebmasterTools.


2. Porque se registrar no Google My Business

Ao aparecer no Google Maps e no Google Business, você terá visibilidade na Internet. O 97% das pessoas busca on-line para as empresas locais. Quando os clientes em potencial pesquisam informações locais no Google ou no Google Maps, eles encontrarão:

  • Seu negócio, produto ou serviço.
  • A sua direção no Maps – localização.
  • Seu contato e número de telefone.
  • Sua marca e logotipo.
  • Fotos e imagens da sua empresa.
  • Como chegar, ligar e acessar seu site.
  • O horário de atendimento ao cliente.
  • Comentários e reviews de consumidores.

Para ter acesso a tudo isso, você deve criar seu perfil no Google Meu Negócio. Assim você pode ser localizado e construir um perfil no Google que aparecerá toda vez que um usuário fizer uma busca relacionada à sua empresa.

Hoje, estar relacionado no Google Meu Negócio dará a você mais credibilidade e aumentará seu potencial para conquistar novos clientes. Quando todos que procuram por sua empresa ou procuram algo relacionado ao que você faz podem encontrá-lo facilmente.

O melhor é o Google mostrará inúmeras estatísticas relacionadas ao seu negócio!

quais as vantagens de se registrar no Google Business

3. Vantagens de se registrar no Google Business

Ao se cadastrar no Google você terá livre acesso a várias ferramentas e vantagens online, entre as quais estão a visibilidade gratuita na search do Google e vai aparecer no Google Maps.

Mas não são apenas essas duas únicas vantagens que temos direito, as vantagens são múltiplas, isso inclui:

  • Serviço totalmente gratuito. Não é porque você não paga nada que significa que o serviço não é eficaz, na verdade é uma das melhores ferramentas de marketing que existe na web.
  • Presença online na Internet. Mesmo sem ter site, você pode conseguir muitos clientes de forma muito eficaz. Seus clientes potenciais poderão encontrá-lo por meio de qualquer dispositivo, seja ele computadores, tablets ou celulares. Aparecendo em:
    1. Google.
    2. Google Maps.
  • O Google destaca as empresas do Google Meu Negócio em seu mecanismo de pesquisa quando as pesquisas são locais (especialmente nas pesquisas em que o Google reconhece a pessoa que pesquisa sua palavra-chave perto de sua empresa). Você vai ganhar também posicionamento no Google.
  • Informe a localização da empresa, um serviço muito atraente para atrair seus clientes, pois ajuda a aproximá-los via sinal GPS e o que você vai conseguir ao saber como aparecer no Google Maps.
  • Gere estatísticas de como seu clientes te encontraram, você terá um arquivo do Google Negócios e você pode otimizá-lo.
  • O uso de dispositivos mobiles é cada vez mais utilizado para localizar empresas e serviços próximos à sua localidade. O serviço que eles usam é o Google Business.
  • Permite posicionar cada negócio no exato segmento em que atua.
  • Permite que você envie vídeos no YouTube. Com esta plataforma você aumentará e melhorará seu posicionamento de SEO.
  • Permite anexar fotos e vídeos. Mostrar a atividade da sua empresa é o mesmo que tornar os seus produtos ou serviços mais atrativos para obter mais clientes.
  • Permita comentários e avaliações de seus clientes, algo muito importante no Marketing e na Web 2.0.
  • Permite que você faça videochamadas por meio de hangouts ou chamadas diretas por meio do celular ao pesquisar nele. Portanto, escreva o número como se fosse ligar de um celular, o consumidor vai agradecer.
  • Permite que você crie extensões sociais no Google AdWords. Isso se você tiver uma campanha do AdWords em execução.

4. Como aparecer no Google Negócios

Existem várias maneiras de se registrar no Google para aparecer no Google Maps e no Google Meu Negócio:

  1. Cadastre-se no mecanismo de busca Google na web, que fará isso ao pesquisar por palavras-chave encontradas em seu site e permitirá que seu negócio seja exibido.
  2. Inscreva-se no Google Meu Negócio, que fará com que você apareça na Search do Google e no Google Maps, já que as pessoas em geral pesquisam diretamente no Maps, outras fazem a pesquisa no Google (na Busca) e isso os vincula diretamente ao Google Maps.
  3. Cadastre-se no Google Maps, isso fará sua empresa ou negócio aparecer na busca do Google.

Vamos ver os pontos anteriores em detalhes:


5. Como registrar meu site no Google?

Se o que você deseja é incorporar seu site ao mecanismo de pesquisa do Google, você deve executar as seguintes etapas:

  1. A primeira coisa é criar uma conta do Gmail para que você possa ter acesso a todos os aplicativos e ferramentas online do Google (se já tiver, não deve criar uma nova, claro que não).
  2. Vá para Google Submit Content. Aqui você verá o seguinte: Clique em “Adicionar seu URL ao índice do Google” se não conseguir vai para o passo seguinte;
  3. Vá para ferramentas do Google para webmasters e clique no mapa do site:
  4. Dentro, você pode incorporar um mapa do site do seu site para que o Google possa incorporá-lo ao índice de páginas a serem testadas. Isso tornará mais fácil para eles encontrarem seu site quando alguém estiver procurando informações que podem estar relacionadas a você. Caso você não saiba criar um mapa do site, recomendo que compre ou baixe um plugin que cria e atualiza o mapa do site do seu site.

6. Como se inscrever no Google Meu Negócio

Estas são as etapas para criar uma conta no Google Meu Negócio e saber como aparecer na Search do Google e no Google Maps:

1. Em primeiro lugar, vá para  www.google.com.br/business/

2. Adicione suas informações comerciais, destacando o seguinte:

  • Escolha o nome do serviço ou marca. Você deve colocar um que não apareça na lista ou escrever um diferenciador.
  • Informe o local para sua loja. O sistema pedirá que você decida se deseja ter um local para sua loja. É imprescindível informar o local exato no Google, pois desta forma você saberá como proceder para aparecer no Google Maps.

Nota: Se você disser “Sim”, deverá especificar seu endereço físico. Se disser “Não”, deverá indicar a cidade em que presta o seu serviço.

  • Adicione sua categoria de serviço. Você deve escrever que tipo de empresa você é, agência, construtora, etc.
  • Digite um telefone e um domínio da web, caso os tenha. Por fim, responda se deseja ou não receber recomendações.

3. Antes você precisava inserir um endereço físico para receber uma verificação, no entanto, agora é muito mais fácil e depois de concluir as etapas anteriores, você pode fazer uma video-chamada com uma operadora do Google Meu Negócio para verificar se é sua empresa ou se quiser o cartão físico também pode ser solicitado.

4. Assim que a empresa for confirmada, em poucos dias você poderá ver seu negócio no Google e, aparecendo no Google Maps. Com isso, o processo de cadastro no Google Meu Negócio terá sido aceito e você poderá fazer upload de imagens e vídeos (altamente recomendado para ser mais atraente e se diferenciar da concorrência) mas para isso o Google tem que aceitá-los.


7. Como aparecer no Google Maps

Como aparecer no Google Maps é muito fácil.

Assim que sua empresa estiver listada no Google Business, você também terá a possibilidade de listá-la no Google Maps. Com isso você poderá marcar a localização da sua empresa no Google e no Google Maps, receber avaliações, mostrar o seu horário de funcionamento, etc.

Ao se registrar no Google Meu Negócio, você aparecerá no Google Maps e nas pesquisas do Google


8. Porque se cadastrar no Google Meu Negócio?

Você deve preencher todas as informações básicas do seu negócio e adicionar algumas imagens, isso o fará se destacar em um lugar tão importante quanto o Google Business e você já estará fazendo algo diferente.

Você também pode:

1 – Passo. Publicar no Google

Publique fotos e imagens do seu espaço de trabalho, seus produtos, vídeos para que você possa promover tudo o que faz. Isso não requer muito esforço, mas permitirá que você seja mais visível para muitas pessoas que estão pesquisando no Google.

É uma ótima forma de anunciar sem ter que pagar nada.

2 – Passo. Responda e peça que comentem sobre sua empresa

Se você aparecer no Google Meu Negócio, as pessoas poderão comentar sobre seus serviços ou produtos e, quanto mais alta for a avaliação, mais pessoas vão querer conhecer e comprar de você.

Além disso, quanto mais comentários, mais visível você ficará para o Google e, portanto, conquistará mais clientes.

Portanto, incentive seus clientes a deixar comentários e você a responder aos que eles deixaram.

3 – Passo. O início de um bom SEO para pesquisa orgânica

Para ter um bom SEO você precisa otimizar seu conteúdo, produzir conteúdo relevante e de qualidade, além de ter alguns links na Internet que levam direto ao seu site (linkbuilding).

Uma boa forma de começar isso é criando e otimizando o seu perfil no Google Meu Negócio, para que eles te encontrem, comentem e o Google veja a importância do seu negócio ou empresa.

Você já sabe que se não investir em publicidade essa é uma bom inicio, se deseja melhorar seu posicionamento orgânico online, o SEO é uma ótima ferramenta, pois existem muitas opções para melhorá-lo.

Agora que você aprendeu uma das opções que precisa para ser encontrado e melhorar sua visibilidade e autoridade com o Google Meu Negócio e o Google Maps, mãos a obra.

É muito fácil ficar em destaque na Internet e fazer com que os cliente potenciais encontrem a sua empresa.

Com o Google Business, Google Meu Negócio, você se conectará diretamente com seus clientes, estejam eles procurando por você na pesquisa do Google ou no Maps e, o que é importante agora, eles podem encontrá-lo em qualquer dispositivo.

Se você tiver dúvidas sobre todo o processo, escreva para nós com formulário de contato, poderemos ajudá-lo a ser encontrado no Google Business.