A Netflix é a empresa de filmes, séries e documentários online dominante no setor de mídia sob demanda. São mais de 151 milhões de assinantes pagantes em todo o mundo.
Como uma programação original e atraente, a Netflix analisa os dados do usuário para atender melhor os gostos dos assinantes e, sobretudo, permitindo que as pessoas consumam conteúdo onde, quando e como quiserem. Sem limitações.
Como sua inovação, a Netflix praticamente interrompeu o setor de televisão e forçou a grande maioria das empresas de TV a cabo a mudar a maneira de fazer negócios em todas as regiões e países onde ela está conectada.
Certamente a empresa acelerou a tendência de assistir TV online digital.
Para se ter uma noção, a estimativa do número de residências que cancelaram seus serviços de TV a cabo somente na América do Norte chegou a 18,4 milhões em 2019. Isso ainda deixa cerca de 88 milhões de casas americanas que continuam pagando para assistir televisão a cabo.
Índice do Conteúdo
Curiosidades sobre a Netflix
- A Netflix possui cerca de 151 milhões de clientes pagantes em todo o mundo.
- Ela mudou o modelo de programação da televisão e, de maneira crescente, está fazendo o mesmo com a indústria de TV por cabos.
- A Netflix enfrenta uma concorrência cada vez mais acirrada de rivais, como Amazon, Google, Hulu, Yahoo e Disney.
A longo prazo, o sucesso da Netflix pode levar à separação da programação de TV por cabo. Ou seja, os clientes de TV a cabo podem ter permissão para escolher canais em vez de pagar por um lote inteiro para obter o que desejam.
Netflix e a concorrência de filmes online
A Netflix é essencialmente um repositório de conteúdo, incluindo filmes, documentários exclusivos e diversas séries de televisão, além de filmes pré-existentes e conteúdo midiático próprio.
Por uma taxa mensal fixa, os assinantes podem consumir qualquer programa a qualquer momento, em qualquer dispositivo de sua preferência.
A Netflix tem três níveis de preços de assinatura mensal que o usuário pode escolher e fazer a solicitação com cadastro pela internet, isso da acesso para assistir em Smart TVs e aplicativos de celular e smartphone.
Confira os serviços de pacotes de planos e preços da Netflix em 2020 atualizados:
Preços pacote de planos Netflix Brasil – USA
- US$ 8,99 para o plano básico,
- US$ 12,99 para o serviço de qualidade HD mais popular plano padrão e;
- US$ 15,99 para um plano premium.
Preços pacotes de planos Netflix Brasil – BRL
- Básico: apenas uma tela por vez, sem resolução HD, R$ 21,90.
- Padrão: duas telas simultâneas, resolução HD (Full-HD em alguns casos), R$ 32,90.
- Premium: quatro telas simultâneas, resolução 4K, sem HDR, R$ 45,90.
No final de 2019, uma análise feita pela agência de telecomunicação estimou que a conta mensal média das assinaturas por cabo era de R$ 152,57 por mês, um valor até 24% acima das taxas anunciadas devido a várias taxas e impostos.
Como o Netflix começou
Está muito longe do começo humilde da empresa. A Netflix começou em 1997 como um site que permitia às pessoas alugar DVDs on-line, entregá-los por correio e devolvê-los da mesma maneira.
Desde o início, competiu com as redes e a TV a cabo pelo tempo de entretenimento das pessoas. Mas sua verdadeira concorrência naquela época era o negócio estabelecido de aluguel de vídeo físico (como a Blockbuster).
Início da transmissão online
Foi em 2007 que a banda larga e velocidade da Internet ficou rápida o suficiente e os computadores pessoais ficaram poderosos o suficiente para permitir que os serviços de streaming decolassem comercialmente.
A Netflix lançou um serviço de streaming naquele ano.
Pela primeira vez, os clientes podem assistir a um programa ou filme de TV em um computador, tela de TV, tablet, telefone ou dispositivo de jogo.
E os consumidores podiam assistir o que queriam, quando queriam e como queriam, sem se limitar a um cronograma, interrompido por comerciais ou mesmo saindo de casa.
Essa última inovação praticamente matou o negócio de aluguel de vídeos. Logo, as empresas de TV a cabo e as redes de TV começaram a oferecer conteúdo sob demanda.
A mudança para o conteúdo original
Em 2013, a Netflix começou a produzir conteúdo original próprio, uma proposta arriscada e cara.
No momento em que as redes geralmente aprovam programas baseados em pilotos que atingem determinadas métricas, a Netflix ofereceu aos produtores de séries e showrunners contratos iniciais para criar uma ou duas temporadas inteiras.
Logo, muitas das novas séries mais aclamadas pela crítica e comentadas foram lançadas na Netflix, e não nas redes estabelecidas, incluindo “House of Cards”, “Orange Is the New Black” e “The Crown”.
Ao criar uma base de fãs leais, o conteúdo original tem sido uma fonte fundamental do sucesso da Netflix e da valorização do preço das ações.
Nascimento de observação compulsiva
Na mesma época, a Netflix começou a enviar temporadas inteiras de séries de TV estabelecidas de uma só vez, criando essencialmente a tendência de assistir compulsivamente, em contraste com o modelo de parcelamento de transmissão e TV a cabo uma vez por semana.
Os métodos de produção da Netflix forçaram as redes de TV a serem mais flexíveis e agressivas ao recrutar e reter os melhores talentos.
Inovando para permanecer no topo
Outra inovação da Netflix foi buscar dados de usuários de forma agressiva.
Esses dados foram inicialmente buscados para atender os clientes e ajudá-los a encontrar o conteúdo que mais lhes agrada. No entanto, a Netflix agora analisa esses dados para determinar quais gêneros e quais talentos ele deve buscar em resposta à demanda real.
Agora, a Netflix enfrenta uma concorrência acirrada por programação e espectadores da Amazon, Google, Hulu, Yahoo e Disney, entre outros. Esse é o preço pago por quebrar o molde de como a televisão é feita e assistida.
Para saber como falar direto no atendimento 0800 da Netflix e tirar dúvidas acesse o link.