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Como configurar streaming ao vivo para iniciantes

Para fazer a configuração de streaming ao vivo para iniciantes e bem mais fácil ao usar um software de transmissão amigável. Transmitir vídeo ao vivo é uma sem dúvidas uma das formas mais populares de criar conteúdo online atualmente, e tem crescido continuamente nos últimos anos desde 2019.

A história percorreu um longo caminho desde seu início na década de 1990, mudando de webcasts de nicho que poucas pessoas assistiam tempos atrás para uma indústria multibilionária, hoje. Nós não o culparíamos se quisesse fazer uma transmissão de áudio ou vídeo ao vivo!

Embora você possa ver as transmissões ao vivo de vídeo em todos os lugares e tenha algumas transmissões favoritadas que você sintoniza regularmente, a ideia de começar a transmitir vídeos ou audio ao vivo por conta própria pode ser assustadora.

Como configurar streaming ao vivo para iniciantes

É por isso que criamos este guia para streaming ao vivo para iniciantes. Se você não tem nenhum conhecimento ou experiência, mas ainda deseja iniciar suas transmissões ao vivo, aqui você aprenderá como fazer isso de forma simples.

O que este tutorial cobre?

  • Por que em 2021 a transmissão de vídeo ao vivo é obrigatória?
  • Como planejar e executar o que é necessário antes da transmitir ao vivo.
  • Qual a configuração básica para iniciar uma transmissão ao vivo?
  • Como escolher uma plataforma de streaming ao vivo?
  • Que tipos de transmissões ao vivo que você pode fazer?
  • Como promover sua transmissão de vídeo ao vivo?
  • Como ganhar dinheiro fazendo transmissões ao vivo na Internet?
  • Alguns truques e dicas rápidas para ser um streamer de sucesso.

Pronto! Vamos começar a aprender como iniciar o streaming?


Por que em 2021 o streaming ao vivo é obrigatório?

Se o crescimento da transmissão ao vivo não é suficiente para convencê-lo, talvez essas outras estatísticas sejam:

  • As pessoas não pensam mais que a TV é tão importante. Apenas 42% das pessoas têm assinatura de TV a cabo para assistir TV ao vivo.
  • Enquanto a exibição de TV diminui, a exibição de transmissão de vídeos e filmes ao vivo aumenta. Em residências com dispositivos de streaming, os telespectadores gastam 19% de seu conteúdo de streaming assistindo TV.
  • Os espectadores assistem a vídeos ao vivo online três vezes mais do que vídeos pré-gravados.

Para obter entretenimento, as pessoas estão cada vez mais indo em direção às transmissões online e ao vivo.

Mas a transmissão ao vivo não envolve apenas entretenimento; também é extremamente benéfico para o plano de marketing de vídeo e marketing de conteúdo da sua empresa ou marca, veja isto:

  • 92% dos profissionais de marketing que usam vídeo dizem que é uma parte importante de suas estratégias de vendas e captação de leads.
  • 80% dos consumidores na web preferem assistir a um vídeo ao vivo do que ler um post de blog de suas marcas e produtos favoritos.

Se você deseja transformar sua transmissão de vídeo em seu novo hobby, uma fonte de receita ou uma tática de marketing para o seu negócio, há muitos motivos suficientes para começar suas transmissões ao vivo em 2021 agora mesmo.

Como se preparar para fazer uma transmissão ao vivo?

Como se preparar para fazer uma transmissão ao vivo?

Ao iniciar o seu “streaming ao vivo”, você pode até pensar que é totalmente feito de improviso e só clicar no botão “entrar ao vivo” sem um plano e esta tudo certo, nada disto.

Nem todos os streamers populares e famosos que você assiste online não estão apenas improvisando – nem mesmo os jogadores de games online. Se você deseja que sua transmissão ao vivo seja um hobby regular ou um empreendimento para ganhar dinheiro e gerador de receita, então você precisa se preparar.

O que você precisa para ser um streamer:

  • Ter um plano: se você quiser que as pessoas assistam à sua transmissão de vídeo, você precisa ir ao vivo no momento certo. Descobra como agendar sua transmissão ao vivo de acordo com seu público e não aleatoriamente.
  • Encontrar o seu nicho: sobre o que será a sua transmissão ao vivo? As transmissões ao vivo já tem muitos nichos populares, e você pode facilmente encaixar seu conteúdo em um deles. Jogos, música, curiosidades, esportes, IRL, comédia e comércio eletrônico são apenas alguns tópicos gerais. Você pode escolher um sub-tópico para restringir ainda mais seu conteúdo.
  • Definir o seu público: pode ser difícil saber sobre o que transmitir se você não tiver certeza de qual público quer alcançar. Talvez você tenha decidido que deseja transmitir ao vivo assistindo você mesmo ver a tinta do cabelo secar. Esse é definitivamente um tópico de nicho, mas quem o assistiria? Se você não pode definir seu público, você não pode criar um bom conteúdo.
  • Estabelecer metas: é difícil medir o sucesso se você não estabelecer metas. Escolher seus objetivos nem sempre é intuitivo, especialmente se você estiver em um território desconhecido. Um ótimo exemplo para novos streamers é tentar transmitir no mesmo horário todas as semanas e, eventualmente, aumentar sua frequência de transmissão.
  • Promover o seu show: Ninguém vai assistir à sua transmissão ao vivo se você não contar a todos sobre isso! Aprenda como e onde promover sua transmissão ao vivo.

O que é uma configuração básica de streaming?

Como um iniciante no streaming, você precisa de quatro coisas para ir ao vivo:

  1. Uma câmera.
  2. Um microfone.
  3. Software de streaming e;
  4. Uma boa conexão com a Internet.

Você também pode adicionar acessórios que irão melhorar drasticamente a qualidade de sua transmissão ao vivo sem muito esforço.

Câmera

Comece com a webcam em seu laptop, se necessário, ou atualize para uma webcam mais potente sem gastar muito. O Logitech C922 Pro é um padrão para streamers ao vivo e o Mevo Plus ajuda os streamers a permanecerem móveis.

Microfone

Embora sua câmera não precise ser de alta qualidade, você definitivamente quer um microfone decente. Dependendo da configuração, você pode obter um microfone shotgun se estiver sentado em sua mesa ou um microfone lavado se você se levantar e se mover muito.

O Shure SM7B oferece áudio de alta qualidade, enquanto o AudioTechnica AT2020 é o melhor valor.

Software de streaming

O software de streaming, também chamado de codificador, pega a entrada de vídeo e áudio de seu computador e a transmite para a plataforma de streaming de sua escolha.

Codificadores de hardware também são uma opção, mas o software é muito mais fácil de usar e gratuito. Existem muitas opções de software de codificação, então escolha a certa. OBS Studio, StreamLabs OBS, XSplit, vMix e Restream Studio são ótimas opções.

Boa conexão de internet

Se você estiver enviando vídeo e áudio para transmitir em tempo real, precisará de uma conexão sólida com a Internet.

Se estiver jogando durante o streaming, você precisa de uma ótima conexão com a Internet. Verifique quais velocidades de upload são necessárias para streaming para ver se sua internet é rápida o suficiente.

Acessórios para vídeo e streaming

Os acessórios aumentam a qualidade do seu stream. Você pode obter uma boa iluminação de vídeo sem gastar muito dinheiro, mas as telas verdes podem ser um pouco avançadas se você for novo no streaming.


Qual plataforma de streaming ao vivo escolher?

Qual plataforma de streaming escolher?

Você planejou seu stream e tem seu equipamento. Agora você pode ir ao vivo? Claro! Você só precisa escolher uma das muitas plataformas disponíveis – ou duas ou três, ou quantas quiser se você aprender a fazer multi-stream. Não está familiarizado com multi-transmissão? Você pode ler sobre isso abaixo!

Se você não tem um nicho específico e deseja uma plataforma com boa exposição e uma pequena curva de aprendizado, escolha uma simples mais eficiente como YouTube Live, Facebook Live ou Twitter Live.

  • YouTube Live: você pode encontrar streaming de todos os tipos no YouTube ao vivo, mas há dicas específicas para cada plataforma que você deve ter em mente.
  • Facebook Live: entrar ao vivo no Facebook é perfeito se você já tem seguidores decentes por lá. Aprenda tudo o que você precisa saber sobre a transmissão ao vivo do Facebook e algumas dicas essenciais, junte tudo que isso fará com que sua transmissão se destaque.
  • Twitter Live: se suas transmissões ao vivo forem sobre as últimas notícias e atualizações, você pode encontrar um lar no Twitter ao vivo.

Jogos e games online

Jogos e esportes eletrônicos são os maiores gêneros em streaming ao vivo hoje, então, naturalmente, existem várias plataformas dedicadas aos jogos.

  • Twitch: Twitch é de longe a plataforma de jogos mais popular que existe. Sua imensidão pode ser intimidante para um iniciante, então leia alguns guias, tutoriais, dicas, conselhos e melhores práticas na própria plataforma para realizar o seu melhor streaming no Twitch. Twitch também pode ser uma boa plataforma para talk shows (“apenas conversar”).
  • YouTube Gaming: embora não seja tão popular quanto Twitch, o YouTube Gaming ainda tem uma comunidade de jogos de tamanho modesto, onde você pode encontrar seus fãs leais.
  • Facebook Gaming: sua terceira opção como jogador é o Facebook Gaming, lá você tem a possibilidade de entrar em uma rede que já foi construída pelo Facebook.

Criativos

Claro, nem todo streamer é um gamer. Os fluxos criativos também ocupam uma fatia decente da participação no mercado de streaming ao vivo. Se você é um artista ou criador de algum tipo, existem plataformas especialmente para você.

  • Mixcloud: se você deseja transmitir músicas ao vivo e mixagens de DJs ou iniciar seu próprio programa de rádio / podcast, você se encaixará perfeitamente no Mixcloud.
  • Picarto: Picarto é uma plataforma onde os artistas podem transmitir ao vivo enquanto criam seus trabalhos para que os apoiadores os assistam. Se você é um artista em busca de uma rede estabelecida para transmitir, poderá encontrá-la no Picarto.

Negócios

A transmissão ao vivo profissional também decolou nos últimos anos. Muitas empresas e empreendedores estão recorrendo à transmissão ao vivo como uma forma de promover suas marcas e expandir suas redes.

  • LinkedIn Live: o melhor lugar para fazer transmissões ao vivo profissionais é em um site de relacionamento profissional. O LinkedIn Live tem apenas alguns anos, mas os vídeos ao vivo já geram mais visualizações e engajamento do que os vídeos nativos.

E-commerce

Se você vende serviços e produtos online, qual a melhor maneira de promover seu negócio de comércio eletrônico do que com demonstrações ao vivo, concursos e brindes ? No momento o streaming de e-commerce é mais popular na China, mas essa prática esta se consolidando no resto do mundo.

  • Amazon Live: sim, a Amazon tem um serviço de streaming ao vivo. Se você é um vendedor registrado da Amazon, pode transmitir conteúdo promocional ao vivo para ajudar a impulsionar suas vendas.

Transmita ao vivo em seu próprio site

Se você não quiser escolher uma plataforma e tiver que seguir suas regras sobre a criação de conteúdo, pode transmitir ao vivo para seu próprio site.

A desvantagem de usar seu próprio site é que é difícil construir seguidores, especialmente para iniciantes. Plataformas como Twitch e YouTube já têm milhões de usuários que você pode acessar.

Multi-transmissão de vídeo

Mencionamos todas essas plataformas e agora você está se perguntando se realmente precisa escolher apenas uma. Você não! Com aplicativos de multi-transmissão, você pode escolher vários canais para transmitir simultaneamente.

Se você já tem uma base de fãs no Facebook, mas está procurando construir sua rede no LinkedIn também, você pode transmitir ao vivo para o Facebook Live, LinkedIn Live e Youtube ao mesmo tempo – duplique a exposição com a mesma quantidade de trabalho.


Como usar a transmissão de vídeo ao vivo

Se você está em dúvida quanto à transmissão ao vivo porque não tem certeza do tipo de conteúdo que pode produzir, verifique todos esses exemplos de formatos de vídeo ao vivo.

  • Entrevistas ao vivo e perguntas e respostas: a transmissão ao vivo é perfeita para entrevistas ao vivo ou sessões de perguntas e respostas . Você pode facilmente trazer um convidado para a sua transmissão com o compartilhamento de tela dividida, além de responder a perguntas dos telespectadores por meio do chat.
  • Transmita um evento ao vivo: as pessoas adoram participar de eventos, mesmo que sejam virtuais. Aumente o entusiasmo do seu evento educacional ao transmiti-lo ao vivo ou amplie o impacto do seu evento ao atingir um público ainda maior online.
  • Podcasts: mais e mais pessoas estão ouvindo podcasts, então você pode encontrar seu público-alvo criando um podcast. Você pode transmitir a si mesmo ao vivo gravando seu podcast como um bônus para os fãs ou transformar sua transmissão ao vivo em um podcast, convertendo-o em um arquivo de áudio.
  • Lançamento de produto: anuncie a chegada de um novo produto com um lançamento ao vivo, onde você pode fazer demonstrações, responder perguntas e até hospedar convidados.
  • Nos bastidores: os fãs adoram ir aos bastidores, seja um tour pela sua empresa, entrevistas com seus funcionários ou uma visão exclusiva do seu processo de transmissão ao vivo.
  • Serviços religiosos ao vivo: a transmissão ao vivo tem grande potencial para serviços religiosos remotos. Transmitir seus cultos na igreja é uma obrigação porque estende sua comunidade além daqueles que assistem pessoalmente.
  • Vendas e comércio eletrônico: promova seus produtos com streaming ao vivo de comércio eletrônico. Demonstre como seus produtos funcionam ou estabeleça parceria com influenciadores que também possam exibir sua marca. Faça streaming com o Facebook, Amazon, YouTube e muito mais.
  • Aprimorando as campanhas de marketing: o que melhor adiciona mais hype à sua campanha de marketing existente do que uma transmissão ao vivo? Promova seu stream e convide os espectadores a participar, enviando perguntas ou comentários, e obtenha informações valiosas sobre seus clientes enquanto impulsiona sua marca.
  • Conferência ao vivo: se você estiver organizando uma conferência, por que não conseguir uma audiência global para o seu evento transmitindo-o ao vivo? Ou você pode tornar sua conferência virtual e fazer com que os palestrantes falem de qualquer lugar do mundo.

Promover uma transmissão ao vivo

Se você está planejando um grande evento online (ou até mesmo um evento menor), convém promovê-lo para atrair espectadores. Promover uma transmissão ao vivo é mais fácil do que parece.

Escolha a hora certa para entrar no ar ao vivo, envie um link para seguidores nas redes sociais e faça uma contagem regressiva para gerar hype. Você também pode criar e postar um pequeno teaser para sua transmissão ao vivo para deixar o público animado com sua próxima transmissão.


Ganhar dinheiro com streaming de vídeo ao vivo

Talvez você esteja entrando na transmissão ao vivo como um hobby ou talvez queira ganhar a vida com isso. Se for o último, então você deve manter nossas técnicas de ganhar dinheiro com transmissão ao vivo em mente ao planejar sua transmissão ao vivo.

Uma forma comum de gerar receita com streaming ao vivo é com jogos e games online.

Pedir doações aos espectadores ou assinantes também é outra forma de arrecadar dinheiro com o streaming, e todas as principais plataformas têm um recurso que permite que os streamers aceitem doações.

Você pode sair da plataforma e pedir doações em uma plataforma de terceiros, como o Patreon. Se você tiver espectadores e assinantes suficientes, também poderá reproduzir anúncios durante sua transmissão, o que gerará receita.

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Dicas para streaming de vídeo ao vivo bem sucedidos

Antes de dispensá-lo deste guia intensivo sobre transmissão ao vivo, queremos dar mais alguns conselhos sobre streaming online. Essas pepitas de sabedoria podem ajudar qualquer iniciante, novato e profissionais.

  • Faça sua transmissão parecer profissional com gráficos apropriados: se você apresentar gráficos de alta qualidade em sua transmissão ao vivo, eles farão você parecer que sabe o que está fazendo. Mas você deve escolher os gráficos certos para o seu público.
  • Pratique sua confiança na câmera: falar para uma câmera sem um público físico atrás de você – e permanecer interessante e engajado enquanto faz isso – não é uma habilidade natural para a maioria das pessoas. Se ficar na frente da câmera o assusta, aumente sua confiança treinando antes de iniciar suas transmissões.
  • Desconsidere os mitos populares sobre streaming: você pode ter se deparado com alguns mitos populares sobre streaming ao vivo que estão impedindo você de começar, tipo: a transmissão ao vivo é muito cara, ninguém ficará interessado no que você tem a dizer ou você sacrificará sua privacidade. Esses mitos de transmissão ao vivo não poderiam estar mais longe da verdade e não devem impedi-lo.
  • Monitore a qualidade de sua transmissão ao vivo: 80% dos espectadores irão parar de assistir a sua transmissão devido a uma experiência de visualização ruim, e 25% sairão nos primeiros quatro minutos. Aprenda a monitorar indicadores de desempenho, como taxa de bits, intervalo de quadro-chave, FPS, quadros perdidos, codec de vídeo e muito mais, para que você possa fornecer uma experiência de visualização de alta qualidade.
  • Evite os erros mais cruciais: quais são os erros cruciais? Ter um streaming de baixa qualidade e não promovê-lo são apenas alguns exemplos.
  • Teste seu equipamento: erros e contratempos são uma realidade na transmissão ao vivo; eles sempre vão acontecer. Mas você pode reduzir o número e a frequência desses acidentes testando seu equipamento antes de entrar ao vivo.

Aprenda a transmitir ao vivo

Como você pode ver, há várias coisas a considerar, preparar e testar antes de iniciar a transmissão ao vivo. Mas aprender a transmitir não é tão complicado. Com este pequeno guia e uma atitude positiva, você se tornará um streamer profissional em pouco tempo.

Lembre-se destas dicas importantes:

  • A transmissão ao vivo está crescendo e 2021 é o ano para participar.
  • A transmissão ao vivo requer preparação: planejamento, nicho, definição de um público, estabelecimento de metas e promoção.
  • Você precisa de quatro itens básicos para uma configuração de transmissão ao vivo, além de acessórios opcionais.
  • Escolha uma plataforma que se adapte ao seu nicho e ao seu público.
  • Um software de streaming pode tornar a transmissão ao vivo mais fácil para iniciantes.
  • O vídeo ao vivo pode assumir vários formatos, escolha um ou mescle.
  • Adicione gráficos e adereços para demostrar profissionalismo.
  • Pratique sua confiança diante da câmera.
  • Sempre teste seu equipamento antes de colocá-lo em operação.
  • Seja o mais expontâneo e sincero possível.