Os golpes no Instagram são comuns? O Instagram é a plataforma de mídia social que mais cresce no mundo, por esse mesmo motivo não é surpresa alguma que ela tenha atraído a atenção de fraudadores e criminoso cibernéticos que desejam lucrar com a popularidade da plataforma.
Desde o lançamento em 2010, o aplicativo já acumulou em números atuais mais de 1,15 bilhão de usuários ativos que compartilham a incrível quantidade de 95 milhões de fotos todos os dias.
Como a fama vem os problemas, com essa popularidade toda, alinhada com a natureza aberta da plataforma, o Instagram se tornou o lugar ideal para tentar enganar um grande número de pessoas e usuários da web.
Os cibercriminosos ocultam suas identidades verdadeiras por de trás de contas e perfis falsificados se passando por fontes confiáveis, tiram dinheiro das pessoas, vendem produtos falsificados ou colhem informações pessoais para ganho financeiro.
Os golpes no Instagram quando acionados podem se espalhar com uma velocidade alarmante à medida que mais pessoas curtem, compartilham e comentam as postagens maliciosas.
Para evitar ser vítima de um desses golpes no Instagram, elaboramos um guia que destaca os tipos mais comuns de golpes feitos na plataforma e como você conseguirá evitá-los.
Índice do Conteúdo
Golpes no Instagram mais frequentes
1. Contas de marca falsas
As contas falsas de marcas são galopantes no Instagram e, de acordo com uma pesquisa da Ghost Data, quase 20% de todas as postagens sobre produtos de moda apresentam produtos falsificados e mais de 50.000 contas promovem e vendem esses produtos falsificados todos os dias.
Essas contas impostoras prometem descontos exclusivos, mas o verdadeiro objetivo é comprar curtidas e seguidores para adicionar credibilidade aos seus golpes.
2. Seguidores e curtidas gratuitas no Instagram
Os influenciadores podem ganhar muito dinheiro promovendo os produtos de diferentes empresas em seu perfil. Quanto mais seguidores eles têm, mais dinheiro eles podem ganhar.
Os cibercriminosos rapidamente capitalizaram esse modelo de negócios se mascarando como empresas que vendem seguidores baratos e gostam de ajudar os influenciadores a aumentar seus números. Essas contas podem parecer reais, mas geralmente são contas automatizadas falsas, configuradas especificamente para fraudar os usuários.
3. Fraudes de investimento falso
Durante junho de 2020, a Action Fraud recebeu 164 denúncias de indivíduos que foram vítimas de esquemas de investimento fraudulentos no Instagram.
Esses relatórios totalizaram uma perda financeira combinada de R$ 2.404.309. Normalmente, os fraudadores abordam as vítimas por meio do recurso de mensagens instantâneas da plataforma após anunciar seu serviço.
Eles alegam que exigem apenas um investimento inicial de algumas centenas de libras, que então serão usadas para negociar no mercado de ações. Assim que o pagamento for feito, eles desaparecerão com muito poucas chances de o dinheiro ser recuperado.
4. Promoções e brindes falsos
Embora existam muitos brindes e promoções legítimas no Instagram, também há muitos golpes fraudulentos que prometem premiações inexistentes.
Eles geralmente imitam grandes marcas e pedem que você goste (curta), compartilhe ou comente no post para ter uma chance de ganhar. O verdadeiro objetivo é colher suas informações pessoais ou fazer com que você siga a conta deles para adicionar credibilidade ao golpe.
5. Golpe de Phishing
Existem muitos tipos diferentes de golpes de phishing no Instagram. Os golpes comuns incluem enviar emails de phishing que pedem aos usuários que cliquem em um link, verifiquem a atividade em suas contas ou enviem informações pessoais.
Se um fraudador obtiver acesso à sua conta, ele pode roubar suas informações pessoais ou alterar sua senha e bloqueá-lo. As mensagens diretas também são cada vez mais usadas para enviar links maliciosos e golpes.
Sinais de fraude no Instagram
- Receber mensagens que parecem vir de um amigo ou empresa que você conhece pedindo que você clique em um link suspeito.
- Receber uma mensagem de alguém que você não conhece solicitando dinheiro.
- Alguém que afirma ser do departamento de segurança do Instagram e está pedindo para você fornecer informações de conta ou precisa verificar sua conta.
- Convites de contas representativas de grandes empresas ou figuras públicas não verificadas.
- Pessoas ou contas pedindo para você reivindicar um prêmio ou participar de promoções.
- Pedido para mover sua conversa do Instagram para um ambiente menos público e menos seguro.
- Mensagens ou postagens com erros ortográficos e gramaticais.
Dicas para evitar golpes no Instagram
- Não clique em links suspeitos – o Instagram nunca pedirá aos usuários que cliquem em um link para atualizar seus dados pessoais. Para verificar se uma solicitação é legítima, vá diretamente para a guia “Emails do Instagram” e você verá uma lista de todos os emails oficiais que o Instagram enviou para você nos últimos 14 dias.
- Torne sua conta privada – as contas do Instagram são definidas como públicas por padrão, para garantir que apenas amigos possam ver suas postagens, você deve tornar sua conta privada. Apenas seguidores aprovados poderão encontrar suas postagens por meio de pesquisa, ver quais postagens você gostou ou enviar mensagens diretas a você.
- Habilite a autenticação de dois fatores – a autenticação de dois fatores fornece uma camada extra de defesa para proteger suas contas. Se você ativar isso na sua conta, o Instagram enviará uma mensagem de texto com um código exclusivo para fazer login.
- Desativar status de atividade – o Instagram tem um recurso que permite que as pessoas que você segue ou com quem tenha conversas diretas vejam quando você esteve ativo pela última vez no Instagram. Para proteger sua privacidade, vá em “Configurações” e desative “Status da atividade“.
- Verifique a atividade de login – para verificar se sua conta foi hackeada, vá em “Configurações” e clique em “Atividade de login“. Esta página fornecerá uma lista de todos os locais onde você fez login com sua conta. Se houver locais que você não reconhece, isso pode indicar que sua conta foi comprometida. Você deve fazer logout imediatamente e alterar sua senha.
- Bloquear contas – Se alguém está assediando você ou postando conteúdo impróprio, você pode bloqueá-lo manualmente. Abra o menu de três pontos na conta e selecione “Bloquear“. Também vale a pena relatar a conta ao Instagram. Se eles descobrirem que a conta, comentário ou vídeo violou seus termos de serviço, a conta será suspensa.
- Faça sua pesquisa – se você não tiver certeza se uma conta é legítima ou não, você pode acessar o perfil e selecionar “Sobre esta conta“. O Instagram mostrará quando o usuário entrou na plataforma, onde está localizado, se está exibindo algum anúncio, se fez alguma alteração no nome de usuário ou se possui contas com seguidores compartilhados. Se algo não parecer certo, você pode bloquear e denunciar o usuário.
- Fique de olho nos aplicativos de terceiros – pode ser fácil perder o controle de todos os aplicativos de terceiros que você conectou à sua conta do Instagram. Embora a grande maioria esteja segura, você pode ter instalado acidentalmente um aplicativo nocivo que está coletando seus dados para fins maliciosos. Se você entrar em “Configurações“, poderá ver os aplicativos autorizados ativos e expirados e, em seguida, remover ou conceder acesso aos serviços desejados.
- Verifique se as contas foram verificadas – se você estiver comprando produtos do que parece ser uma conta de grande marca, verifique se a conta foi verificada com uma marca azul. Devem ser levantadas suspeitas se um vendedor estiver oferecendo produtos caros por preços baixos ou se eles tiverem métodos de pagamento estranhos ou desconhecidos.
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