Qual é a melhor operadora ou o melhor pacote de internet banda larga para contratar? Não existe uma resposta única para conseguir o melhor negócio relacionado a banda larga para quem esta no território brasileiro.
Cada residência ou comércio possui seus próprios requisitos exclusivos, com base no número de pessoas e dispositivos que usam banda larga, em quais atividades os usuários irão usar a banda larga ou em quais extras do pacote de serviços você gostaria de obter ou de evitar.
Existem alguns sites que procuram facilitar a busca de sua melhor oferta de banda larga, permitindo comparar ofertas de banda larga de vários fornecedores e provedores no mercado nacional.
Você pode usar filtros para restringir sua pesquisa a itens essenciais, seja por um fornecedor, preço, velocidade de banda larga, tipo de conexão (cabo ou fibra) ou por canal de TV que você procura.
Índice do Conteúdo
Escolha a melhor operadora de banda larga do Brasil.
Operadora de Banda Larga | Nota do consumidor |
Cabo Telecom | 7,64 |
TIM Live | 7,54 |
Brisanet | 7,28 |
Sercomtel | 6,87 |
NET | 6,43 |
Algar | 6,39 |
Vivo | 6,38 |
Oi | 5,67 |
Sky | 5,38 |
Nota : Existem operadoras que atuam em muitos estados, essas tiveram notas um pouco mais baixas em relação aos provedores locais e regionais. Vale mencionar que na sua região, muitas vezes o serviço é executado apenas por uma operadora, então, o consumidor fica sem muitas opções.
Como encontrar a melhor internet banda larga.
Para encontrar a melhor oferta de banda larga para sua casa ou negócio, considere os seguintes fatores:
- Velocidades de banda larga: para a maioria de nós, a velocidade é o fator mais importante na escolha de um pacote de banda larga, e mais rápido geralmente é melhor. Você pode contratar o pacote de banda larga mais barato, mas se não for com uma velocidade suficientemente rápida, não será um grande negócio.
- Preço pago mensalmente: o preço pago a cada mês provavelmente será um fator crítico para quem estiver procurando por um novo contrato de banda larga. Muitos provedores oferecem grandes descontos durante a vigência do contrato, mas fique atento ao término dele. Entenda que na maioria dos casos, os custos no término do contrato aumentam em mais de 62%, em média. Também há vários outros pontos a serem considerados antes de apenas olhar o preço mensal, pois pode haver economias ocultas – e custos – em outras áreas.
- Duração do contrato: as transações de banda larga tendem a ser oferecidas como contratos de 12, 18 até 24 meses, embora alguns fornecedores ofereçam planos mais flexíveis. Embora contratos longos possam parecer desanimadores, eles realmente o beneficiam, pois você pagará um preço mensal mais baixo por um período mais longo. Mas se você é um estudante ou inquilino, você deve prestar muita atenção à duração do seu contrato ou poderá sofrer com as taxas de rescisão antecipada.
- Custos de instalação: ao procurar ofertas de banda larga, não preste atenção apenas ao preço mensal, fique de olho nos custos de instalação. Um preço mensal baixo pode ser compensado por um pagamento de instalação caro.
- Brindes e recompensas: para tornar um negócio de banda larga mais atraente, muitos provedores acrescentam algum tipo de recompensa – mais bando por menos custo, reembolso de dinheiro, créditos telefônicos ou brinde de tecnologia. Dependendo do valor desses (e do valor para você ), eles podem reduzir o custo mensal efetivo.
Complementos necessários: as transações de banda larga nem sempre são limitadas apenas à banda larga. Normalmente, você pode encontrar pacotes de banda larga de provedores que agrupam vários serviços, como pacotes de TV, planos de chamada telefônica ou até contratos móveis.
Agrupar banda larga e TV tem seus benefícios, mas você deve escolher o pacote de TV certo para suas necessidades antes de se inscrever.
Verifique se você assiste vai mesmo assistir os filmes, suas séries ou esportes favoritos.
Qual a melhor velocidade de banda larga eu preciso?
Se você estava procurando um novo pacote com uma banda larga melhor, provavelmente viu velocidades anunciadas como Mbps, que significa “megabits por segundo” e se refere à taxa de download que você pode esperar.
Ao analisar ofertas de banda larga e avaliar as velocidades de banda larga, você provavelmente sabe que um número maior de Mbps é mais rápido.
Mas quanta velocidade de banda larga você precisa?
Uma boa maneira de avaliar a velocidade necessária é executar um teste de velocidade de banda larga enquanto você estiver em casa e na sua rede Wi-Fi. Um teste de velocidade de banda larga informará as velocidades de download e upload disponíveis na sua conexão atual.
Se você estiver satisfeito com sua velocidade de banda larga, convém encontrar um pacote de banda larga que possa corresponder a essas velocidades.
Se você estiver sempre insatisfeito ou descontente com o seu pacote de banda larga atual, procure algo mais rápido.
Como alternativa, você sempre pode supor para qual velocidade da internet banda larga você precisa com base em sua casa e para o que usa principalmente a Internet.
- 0-30 Mbps: se você mora em uma casa com apenas uma ou duas outras pessoas, ou se não usa a Internet com mais frequência do que a navegação ou as mídias sociais, provavelmente pode se safar da banda larga ADSL, que oferece velocidades médias em torno de 10 Mbps.
- 30-60 Mbps: residências com três ou mais usuários on-line ao mesmo tempo – especialmente se algum ou todos vocês estão transmitindo – desejam optar por um pacote de banda larga por fibra. Flâmulas pouco frequentes e casas menores provavelmente podem se safar de um acordo de banda larga que oferece velocidades de 38Mbps ou 50Mbps.
- 60-100 Mbps: para residências em que o streaming é a principal forma de entretenimento, você deve garantir uma conexão estável para evitar buffer. Os acordos de banda larga de fibra mais rápida, que oferecem velocidades em torno de 63 Mbps, geralmente custam apenas alguns quilos a mais por mês e valem a pena para casas maiores ou pessoas que gostam de transmitir séries e filmes de TV.
- 100 Mbps ou superior: se você gosta de jogos, possui vários dispositivos em sua casa ou costuma baixar arquivos grandes, procure ofertas de banda larga que podem oferecer velocidades superiores a 100 Mbps. As pessoas que trabalham regularmente em casa também podem estar interessadas nessas conexões mais rápidas para facilitar ainda mais as chamadas em conferência e o compartilhamento de arquivos.
Receberei a velocidade da banda larga anunciada?
As velocidades da internet banda larga anunciadas nas ofertas de conexão são velocidades médias, que é o padrão atual que os provedores precisam aderir.
As velocidades médias são medidas durante o horário de pico – entre as 20h e as 22h quando a maioria das pessoas está online – e devem estar disponíveis para pelo menos 50% dos usuários. Isso significa que você tem uma chance de 50/50 de obter velocidades acima ou abaixo desse número.
Existem vários outros fatores que podem afetar a velocidade da sua banda larga:
- O tipo de conexão que você tem. Em geral, a banda larga é de cabo ou de fibra – seja fibra óptica ou cabeada – a de fibra oferece velocidades mais rápidas e confiáveis do que a banda larga ADSL, que depende apenas de fios de cobre.
- A hora do dia. Semelhante a uma rodovia na hora do rush, o número de pessoas online pode afetar sua velocidade de banda larga. Durante o horário de pico, quando mais pessoas estão online, a velocidade da sua banda larga pode diminuir. Novamente, esse é um problema que afeta principalmente as pessoas em transações de banda larga ADSL.
- A que distância você mora da central ou do retransmissor. Dependendo da distância da central, sua velocidade de banda larga pode ser mais lenta, principalmente para conexões cabeadas. Com a banda de fibra as transações de banda larga são conectados à central telefônica por cabos de fibra óptica, que transmitem os dados mais rapidamente do que os fios de cobre, mas a parte final, depois do moldem é composta de fios cabeado de cobre dentro da sua casa ou comércio. Quanto mais você estiver longe do moldem ou do Hub, mais sua fiação depende de cabos ou fios, o que significa que sua conexão será mais lenta.
- Onde você coloca seu roteador. Se a sua conexão Wi-Fi estiver ruim, melhor o sinal pode ser tão simples quanto mover o roteador de lugar. Muitos de nós gostam de esconder nossos roteadores em armários, mas isso interfere no sinal e atrasará sua conexão de banda larga. Mantenha seu roteador aberto, idealmente longe de outros dispositivos elétricos.
Algumas operadoras oferecem Mega e Ultravelocidade de Banda Larga para residências e comércio, mas você precisa entender se realmente vale a pena, o custo verso o benefício.
Quais ofertas de banda larga estão disponíveis na minha área?
Ao procurar um pacote de banda larga, é importante garantir que ele esteja realmente disponível em sua área.
Como a banda larga depende de linhas e infraestrutura fixas, nem todas as transações de banda larga estão disponíveis em todas as áreas e nem sempre você vai conseguir o melhor serviço.
Antes de navegar em nossas tabelas e comparar ofertas de banda larga, use nosso verificador de código postal de banda larga primeiro para começar a restringir as ofertas que você realmente pode obter.
Posso solicitar Internet de banda larga de fibra?
Se já faz um tempo desde que você trocou sua banda larga, provavelmente ficará surpreso ao saber que diversos lugares nas capitais agora tem acesso à banda larga de fibra com a melhor velocidade, até 300 Mbps ou mais.
À medida que sua disponibilidade tem aumentado, o preço da banda larga de fibra também tem diminuído bastante e há várias ofertas de banda larga de fibra óptica disponíveis sendo vendidas por diversos provedores importantes.
Se avaliar todos os pacotes de banda larga por velocidade ou por tipo de banda larga, verá que a maioria das transações por fibra custa apenas alguns reais a mais por mês, e os benefícios advindos da fibra valem muito a pena.
Os benefícios da banda larga de fibra:
- Velocidades mais rápidas. Dependendo do tipo de transação de banda larga de fibra pela qual você se inscreve, é possível esperar velocidades que variam de aproximadamente 36Mbps a 900Mbps. Isso excede em muito o que a banda larga ADSL pode oferecer, normalmente em torno de 100 Mbps dependendo do lugar.
- Confiabilidade. Devido à infraestrutura por trás disso, a banda larga de fibra oferece uma conexão mais confiável que o ADSL. Como os cabos de fibra óptica podem transferir os dados melhor e mais rapidamente. As pessoas que negociam com banda larga de fibra não sofrem a mesma redução de velocidade da banda larga durante os horários de pico.
Como contratar um pacote de banda larga e telefone?
As transações de banda larga ADSL e de fibra dependem de fios telefônicos ópticos ou de cobre; portanto, para esses tipos de transações, você também terá que pagar pelo aluguel da linha.
Isso já está incluído no custo anunciado de todas as transações de banda larga e não é opcional, mesmo que você confie mais em seu celular do que em seu telefone residencial.
Vários provedores de banda larga também oferecem pacotes de chamadas, o que pode economizar dinheiro se você ainda estiver usando o telefone residencial.
Se você estiver interessado em encontrar uma oferta de banda larga com as chamadas incluídas, consulte nossa página de comparação dedicada para ofertas de banda larga e telefone.
Devo conseguir um contrato de banda larga e TV?
Além dos pacotes de chamadas, vários dos principais provedores de internet banda larga oferecem TV em conjunto com seus acordos de banda larga.
A inscrição em um contrato de banda larga e TV geralmente pode economizar dinheiro – mas apenas se você estiver aproveitando ao máximo seu pacote de TV.
Antes de contratar uma oferta de banda larga e TV, faça um balanço do que você quer de um pacote de TV.
Você assiste muita TV ao vivo ou utiliza principalmente serviços de recuperação ou streaming?
Você costuma gravar séries ou se contentar com um decodificador que não inclui essa função?
Quais séries você precisa assistir enquanto elas são transmitidas e quais você pode assistir como um boxset?
Depois de saber quais recursos e canais você deseja negociar na banda larga e TV, você pode comparar as ofertas de banda larga e TV no seu provedor preferido.
Como mudar para um novo pacote de banda larga.
Mudar para um novo pacote de banda larga é fácil. Aqui estão algumas perguntas comuns que temos sobre a troca de banda larga.
Posso mudar a qualquer momento? Existem restrições?
Se você estiver sem contrato, poderá trocar de provedor de banda larga a qualquer momento e não será responsável por quaisquer taxas de rescisão antecipada.
No entanto, se você ainda estiver dentro do prazo do contrato ou não tiver atingido o período mínimo em que seu provedor insiste, é provável que você tenha que pagar uma multa pelo seu contrato ou pagar uma taxa de rescisão, além de ter que devolver o equipamento.
A exceção é se, durante o prazo do contrato, o provedor que você deseja deixar aumentar o preço da assinatura mensal que você concordou quando se inscreveu. Nesse caso, você pode sair sem nenhuma penalidade financeira.
Como sei se estou sem contrato?
Idealmente, você deveria ter anotado quando seu contrato começou. Na verdade, a grande maioria dos provedores de banda larga oferecemos um serviço de lembrete de contrato para os clientes.
Mas, se você não registrou a data de início, não se preocupe – basta ligar para a central de atendimento do seu provedor e fazer a pergunta.
Eles são legalmente obrigados a informar se você ainda está sob contrato e quando o contrato termina.
Perderei meu serviço de banda larga ao trocar de provedor?
Isso depende do tipo de provedor para o qual você está mudando, e de como você organizar a transição de um para o outro. Existe um tempo para cancelar e outra para instalar a sua banda larga melhor, tente ajustar esse tempo para não ficar sem os serviços.
Claro que em muitos casos, você ficará com as duas conexões, até que uma delas seja desligada.
De qualquer forma, a comutação é simples e fácil. Basta entrar em contato com seu novo provedor e ele coordenará a data de início do seu serviço com a do seu provedor atual.
Agindo com organização, isso deve resultar em tempo de inatividade mínimo para você.