O “Google My Business” ou “Google Meu Negócio” é um serviço gratuito online que permite fornecer mais informações sobre sua empresa quando ela é pesquisada na busca orgânica do Google.
Além do URL do domínio da sua empresa e descrição, você pode adicionar imagens e fotos da empresa, vídeos, informar números de telefone e celular, qual o horário comercial, tem uma área de entrega e ainda links para serviços de reserva e delivery.
Ter uma foto de capa e trechos do Google Maps e do Google Street View também ajuda os clientes em potencial a saber o que esperar quando chegarem pela primeira vez em sua loja, escritório ou companhia.
Uma dica: normalmente os usuários na Internet sugerem edições em seu perfil, portanto, verifique-o regularmente para manter a precisão dos dados.
Índice do Conteúdo
Google My Business ou Google Meu Negócio
Agora que você teve uma pequena introdução sobre o GMB, neste guia do Google Meu Negócio, você aprenderá sobre os aspectos mais importantes para levar em consideração ao verificar sua presença digital e maximizar seus resultados de pesquisa local, otimizando-o da forma correta.
Vale mencionar que o ponto de partida mais importante na web para sua empresa ser encontrada nas pesquisas locais é ter o seu perfil do Google Meu Negócio (GMB), criado diretamente com sua conta do Google.
Quando você pesquisa sua empresa no Google, seu perfil é o que aparece no painel de conhecimento ou na caixa do lado direito da página de resultados de pesquisa.
É também a fonte das informações que aparecem para sua empresa no pacote de mapas – o grupo de 3 listagens no topo dos resultados de pesquisa orgânica – assim como suas informações que aparecem no Google Maps.
Seu perfil no Google é sua nova página inicial
Sua primeira impressão com clientes em potencial não é mais apenas o seu site: pode ser o seu perfil do GMB.
Os sites costumavam obter tráfego significativo de pessoas que precisavam de informações simples sobre uma empresa, como endereço, número de telefone, depoimentos ou fotos de um ou vários locais.
Hoje, as pessoas não precisam ir ao seu site para obter essas informações. Seu nome, endereço e número de telefone estão na parte superior do seu perfil.
Há também uma galeria de imagens da sua empresa, e os comentários dos clientes são agregados logo abaixo das informações do seu local. O Google mostra até os horários mais populares para visitar sua empresa.
Para muitas empresas locais, as pessoas decidirão se tornar clientes sem nunca visitar o site da sua empresa.
Uma vez que clientes em potencial também irão compará-lo com seus concorrentes, é vital que você complete e otimize sua listagem para que possa causar a melhor primeira impressão e aumentar suas chances de converter esses usuários em clientes.
Como configurar sua conta no Google Business
Se você já tem uma conta do Google Meu Negócio configurada, pule para a seção de otimização.
Se não o fez, veja como reivindicar sua localização na listagem de empresas do Google. Observe que o Google ocasionalmente faz atualizações, portanto, algumas das palavras podem ser um pouco diferentes.
Basta seguir estas etapas fáceis:
- Acesse google.com/business.
- Clique em “Gerenciar agora”.
- Insira o nome da sua empresa e clique em “Avançar”.
- Digite seu endereço. Se você tem uma empresa com área de serviço e não tem uma loja física, mas presta serviços (como encanador ou eletricista), clique nas caixas de seleção “Entrego bens e presto serviços aos meus clientes” e “Ocultar meu endereço”.
- Escolha sua categoria de negócios principal. É importante escolher a categoria mais precisa que descreve o que você faz.
- Adicione seu número de telefone.
- Adicione o URL do seu site.
Verifique sua empresa no GMB
Na maioria dos casos, você não poderá escolher seu método de verificação. O Google enviará um cartão postal para o endereço que você inseriu e, quando ele chegar no endereço (normalmente cerca de uma semana depois), você fará login novamente no painel do GMB e digitará o código enviado para fazer a verificação da sua empresa.
Às vezes, você pode escolher a verificação por telefone. Se você for elegível, verá a opção “Verificar por telefone” em seu perfil. Ao clicar no link “Verificar agora”, você receberá uma chamada automática com um código de verificação.
Digite o código e pronto!
Às vezes, você não receberá uma carta com um cartão ou terá outros problemas com a verificação. Se você não consegue confirmar os dados da sua empresa, sua melhor opção é entrar em contato com o suporte do Google Meu Negócio no Twitter.
Envie um tweet para @GoogleMyBiz e alguém da equipe de suporte do GMB fornecerá a ajuda de que você precisa.
Depois que sua empresa for verificada, você poderá responder a comentários e fazer edições nas informações da empresa.
Otimize seu perfil do Google Meu Negócio
Agora é hora de otimizar seu perfil do Google Meu Negócio. Faça login no painel do GMB e clique na sua empresa.
Como seu perfil do GMB fornece detalhes valiosos sobre sua empresa diretamente para o Google – e a melhor tática de otimização é fornecer o máximo de informações possível – preencha tudo o que puder.
Além disso, quanto mais completo e preciso for o seu perfil do GMB, maior será a probabilidade de você aparecer nas pesquisas locais. Aqui estão os elementos que você deseja otimizar:
- Use o nome real da sua empresa. Adicionar palavras-chave adicionais vai contra os Termos de Serviço do Google e pode fazer com que sua listagem seja penalizada.
- Liste um número de telefone local. É um sinal importante, ou fator de classificação, de que você é uma empresa local legítima. Se você usar um número de rastreamento de chamadas, insira o número de rastreamento no slot principal. (Isso é o que será mostrado aos usuários.) Coloque seu número local real no slot secundário.
- Verifique se o seu horário de funcionamento está correto.
- Escreva uma descrição convincente. Deixe as pessoas saberem quem você é. Não encha esta seção com palavras-chave, que é a prática de carregar uma página com palavras-chave para aumentar a classificação de um site, porque a descrição não tem nenhum efeito em como você se classifica nas pesquisas.
- Faça upload de muitas fotos em alta resolução. Isso inclui fotos do exterior, do interior e do produto.
- Envie vídeos, se os tiver. Os vídeos devem ter 30 segundos ou menos e menos de 100 MB.
Obtenha avaliações de clientes satisfeitos no GMB
Os clientes em potencial querem saber como é comprar seu produto ou serviço , então eles vão verificar os comentários de seus clientes.
As resenhas também são um elemento-chave para obter mais visibilidade nas pesquisas locais.
Preste atenção às perguntas e respostas
A seção de perguntas e respostas é um recurso de “comunidade” que aparece diretamente abaixo do seu nome, endereço e número de telefone.
Ele permite que qualquer pessoa que use o Google faça perguntas sobre sua empresa ou as responda. Como você é o especialista, deve responder a todas as perguntas feitas.
As perguntas podem receber várias respostas, mas as respostas com mais “curtidas” serão exibidas como a resposta principal. Em seguida, os usuários podem clicar no link para ler mais respostas, se quiserem.
As perguntas funcionam da mesma maneira. Se uma pergunta obtiver pelo menos 3 curtidas, ela aparecerá no seu perfil do Google Meu Negócio (GMB) em vez do link padrão “Ver todas as perguntas”.
Se várias perguntas obtiverem mais de 3 curtidas, a pergunta com mais curtidas será aquela exibida em seu perfil.
Controlar as conversas em torno de sua empresa
Fazer suas próprias perguntas dá a você ainda mais controle sobre as conversas em torno de sua empresa.
Publique suas perguntas mais frequentes e digite respostas informativas para configurar uma página de perguntas frequentes pré-site. Você se destacará dos concorrentes e terá muito mais probabilidade de converter usuários em clientes.
Certifique-se de votar em suas respostas também! Isso garante que suas respostas “Do proprietário” sejam sempre exibidas como respostas primárias. Fique de olho na seção de perguntas e respostas para que você possa manter suas respostas principais no topo.
Chame mais atenção com o Google Posts
As postagens são basicamente anúncios gráficos gratuitos para sua empresa. Você sempre deve postar ofertas promocionais porque os usuários podem ver as postagens antes de chegarem ao seu site.
As postagens exibem uma imagem em miniatura e uma breve descrição que aparece em uma imagem em tamanho real e mais texto quando clicada.
Eles aparecem na parte inferior do painel do seu perfil na área de trabalho e em uma guia dedicada no aplicativo do Google Maps. Selecione uma imagem atraente com pelo menos 1200×900 pixels.
Preste atenção em como a imagem é cortada na versão em miniatura para que você não perca uma parte importante da imagem ou do texto.
Existem 4 modelos de postagem que você pode usar ao criar o seu próprio Google Meu Negócio. A quantidade de texto visível na visualização em miniatura depende do modelo que você escolher e se você decidir incluir uma frase de chamariz (CTA).
- O que há de novo nas postagens – eles fornecem o texto mais visível em sua miniatura. Sem um botão de CTA, você obterá 4 linhas de texto ou cerca de 100 caracteres. Se você incluir um botão, o link substituirá a última linha, então você terá apenas 3 linhas de texto.
- As postagens de eventos – elas permitem que você inclua um título e um intervalo de datas para o evento. No entanto, cada bit de informação substitui 1 de suas 4 linhas de texto. Sem um botão de CTA, você terá apenas 2 linhas de texto e, com o botão, você terá apenas 1.
- Postagens de oferta – elas incluem um nome de oferta, um intervalo de datas para a oferta e opções para métodos de resgate, como um código de cupom, cupom visual ou link para seu site. Você perderá linhas de texto para o nome e o intervalo de datas, portanto, se incluir um botão de CTA, receberá apenas uma linha para sua descrição. (Os métodos de resgate e cupons só aparecem quando expandidos para visualização completa.)
- As publicações do produto – elas incluem o nome do produto e uma faixa de preço. Cada um substitui uma linha de texto, portanto, ao incluir o botão CTA, você acaba com apenas 1 linha de texto.
As postagens permanecem ativas por 7 dias após serem publicadas.
Se você tiver várias postagens ativas ao mesmo tempo, elas aparecerão em um carrossel com a postagem mais recente exibida primeiro.
Aproveite mais sua listagem no Googe My Business
Agora que você sabe como reivindicar, verificar e otimizar sua ficha do Google Meu Negócio, pode causar uma ótima primeira impressão.
Esteja você configurando-o pela primeira vez ou otimizando uma listagem já existente, você tem um guia para ajudá-lo a aparecer com mais frequência em pesquisas locais e encontrar novos clientes.
Uma listagem bem otimizada do GMB (Google My Business) é um dos elementos mais importantes das pesquisas locais, então vá lá e exiba a sua empresa de forma profissional!