Saber quanto você possuí de dinheiro disponível em sua conta corrente e quanto desse montante você pode gastar sem comprometer seu orçamento ou saúde financeira é fundamental.
Ao consultar o saldo regularmente de sua conta bancária você saberá exatamente o quanto tem guardado no banco e, além disso pode ajudá-lo a detectar eventuais problemas (como roubos, fraudes ou erros) antes que eles saiam do seu controle e virem uma bola de neve.
Para verificar o saldo, basta você entrar em seu Internet Banking ou aplicativo do banco em seu smartphone. Mas você entende a diferença entre saldo da conta e o saldo disponível? Sabe como entrar no banco online da sua instituição financeira?
Se a resposta for não para ambas as perguntas, fique tranquilo, vamos ajudá-lo!
Continue a leitura do texto, separamos aqui tudo o que você precisa saber para entrar no site do banco ou aplicativo e consultar o saldo disponível.
Índice do Conteúdo
6 maneiras de entrar no site do banco e consultar saldo
1. Faça login online: você pode consultar o saldo da sua conta bancária a hora e o dia que quiser, ele está disponível 24 horas por dia. Para acessar o saldo através da internet, basta acessar o site do seu banco e procurar pela opção > “Login“ ou > “Acesso à conta“.
Se for sua primeira visita, selecione opções como > “Registrar“ ou > “Usuário pela primeira vez“.
Se você não está familiarizado com os bancos online, solicite a ajuda de alguém. Além do saldo online, você pode fazer transferências entre contas, pagar e pegar 2 vias de boletos e faturas, contas de consumo, solicitar empréstimos e financiamentos e muito mais.
2. Aplicativos para celulares e mensagens de texto: smartphones, tablets, iPads e outros dispositivos facilitam muito o acesso a contas de qualquer lugar que você esteja. Grande parte das instituições bancárias e cooperativas disponibilizam um aplicativos (ou pelo menos sites criados para dispositivos móveis) para que seus clientes possam consultar o saldo online a qualquer momento. Geralmente, os aplicativos são mais completos e permitem que você possa fazer as mesma coisas – ou até mais – que o Internet Banking.
Por exemplo, o banco royal e outros bancos permitem cada vez mais que os clientes depositem cheques por meio do dispositivo móvel, para que não seja necessário sair de casa e ir à agência e, além disso, o crédito é compensado de forma mais rápida e segura.
Algumas instituições também fornecem o saldo da conta corrente através de mensagens de textos (SMS) em seu celular. Para isso é necessário que você configure com o seu gerente.
Não é preciso nem fazer login, basta mandar uma mensagem para um determinado número, que o banco oferece essa opção.
3. Use um caixa eletrônico e banco 24 horas: os caixas eletrônicos e bancos 24 horas espalhados por todo o país podem fornecer saldos atualizados da conta. Para consultar o saldo nesses canais, basta você inserir o seu cartão de crédito ou débito em uma máquina e seguir as instruções na tela. Uma dica valiosa é sempre usar o caixa eletrônico do seu próprio banco (ou uma rede ATM parceira do seu banco). Caixas eletrônicos não vinculados com a instituição podem cobrar taxas, mesmo que você não saque dinheiro. Seu banco também pode cobrar uma taxa adicional pelo uso de um caixa eletrônico “desconhecido”, para que essas consultas sobre o saldo possam custar.
4. Ligue para o banco: outra forma de conseguir consultar o saldo do banco de maneira rápida e simples é ligando para o número 0800 bancos. Muitas vezes, você nem precisa falar com o atendente. Basta ligar na central, seguir as instruções e pronto, o robô irá falar o saldo disponível em sua conta.
5. Configure alertas: ao invés de consultar o saldo da sua conta corrente ou poupança manualmente, é possível enviar informações da sua conta por e-mail ou SMS quando algo acontecer.
Você pode pedir que o banco envie um alerta quando o saldo da sua conta ficar a baixo do “normal” ou sempre que acontecer uma movimentação no saldo da sua conta, como uma compra ou um saque.
Neste caso, configure os alertas para que seu banco envie um e-mail ou mensagem de texto.
Geralmente, é possível personalizar todos os tipos de mensagens recebidas e quais os valores em reais são importantes para você. Ter alertas em seu celular, garante que a sua conta não está sendo invadida ou usada de modo indevido a menos que você receba uma mensagem de alerta do seu banco.
Mesmo assim, é recomendado fazer login e conferir sua conta regularmente. Se você notar algum erro ou transação que não tenha sido feita por você, é preciso denunciar imediatamente para obter proteção total sob a lei federal.
6. Converse com seu gerente: Se tudo der errado ou algo muito grave acontecer, vá imediatamente a sua agência e fale com seu gerente – supondo que você é cliente de um banco que possuí agências físicas. Infelizmente, está ficando mais difícil obter acesso aos caixas e alguns bancos cobram taxas adicionais por serviços pessoais.
No entanto, se você é cliente de uma cooperativa de crédito que faz parte de um grupo de ramificação compartilhada, pode haver milhares de pontos de atendimento espalhados por todo o país.
Ainda que uma conversar cara a cara seja importante e útil, você deve se sentir confortável com alguns dos métodos de atendimento eletrônico e online citados acima.
Você verá que pode realizar todos os processos no seu próprio tempo e em qualquer lugar.
Verificar seu saldo bancário disponível
Ao consultar o saldo, é importante atentar-se ao tipo de saldo recebido. Quando você verifica o saldo pelo Internet Banking ou pelo aplicativo do banco, a maioria dos bancos mostra um saldo disponível (que é o saldo que você pode gastar em compras ou sacar em qualquer caixa eletrônico hoje), bem como um saldo total da conta.
O saldo disponível normalmente é menor do que você pensa que tem (o que você considera como “saldo em conta”) devido a transações que ainda não foram concluídas, como: autorizações de cartão de débito, pagamentos futuros de contas e depósitos que ainda não foram compensados.
Esses fundos podem ficar disponíveis em alguns dias, mas até então, os fundos estão congelados.
Saber mais do que o seu próprio banco
Se você administra sua conta frequentemente, é muito provável que você nunca precisará verificar seu saldo (embora seja indicado fazê-lo, apenas para identificar problemas antes que virem uma bola de neve ou não possam mais ser resolvidos).
Na prática, você certamente saberá para onde está indo todo o seu dinheiro antes que ele chegue no banco. Se você preencher um cheque ou gastar antes que o dinheiro ele seja compensado em sua conta, seus próprios registros serão mais precisos que os do banco.
Como entrar no site do seu banco online
Para acessar sua conta bancária através do Internet Banking do seu banco, você precisará se inscrever para ter acesso. Normalmente, basta acessar o site do banco, procurar “Acessar sua conta ou Login” ou algo do tipo e preencher os campos com seus dados pessoais com nome de usuário e senha ou número de agência e conta.
Se você usa dispositivos móveis, basta fazer o download do aplicativo.
Acessando o site dos 5 principais bancos brasileiros
Entrar no site do Banco Bradesco
Clientes Bradesco, siga o passo a passo para acessar a conta:
- Acesse o site: banco.bradesco/html/classic/index.shtm
- Na parte superior do site você encontra “Acessar sua conta”;
- Preencha os campos com agência e número da conta;
- Clique em “OK”.
Depois disso, você será direcionado para outra página. Nesta, você precisa informar o a Chave de Acesso que aparece no visor do seu celular. Informe e pronto, você terá acesso ao saldo, poderá fazer transferências, solicitar empréstimos e muito mais.
Entrar no site da Caixa
Clientes da Caixa Econômica Federal (CEF), siga o passo a passo para acessa a conta:
- Acesse o site: caixa.gov.br/Paginas/home-caixa.aspx
- Clique em “Acessar minha conta”;
- Se já for cadastrado, digite seu usuário na página de login, confira as iniciais de seu nome na tela e em seguida, digite a sua senha.
Caso não seja cadastro é necessário fazer o cadastro clicando em “Cadastrar” e seguir as instruções dadas pelo site.
Dentro do site você poderá consultar o saldo da sua conta, extratos, compras do cartão de débito e muito mais. Para usar no computador, você vai precisar instalar o modulo de segurança.
Entrar no site do Banco Itaú Unibanco
Clientes Itaú, siga o passo a passo para acessar a conta:
- Acesse o site: www.itau.com.br
- Na parte superior do site, localize as “Opções de Acesso”;
- Preencha com os números da agência, conta e sua senha eletrônica.
O Itaú oferece um aplicativo para desktop para que os clientes acesse a conta com mais segurança e facilidade. Baixe o aplicativo em: https://www.itau.com.br/computador/. Acesse e baixo no seu computador.
Dentro do Internet Banking do Itaú você poderá consultar o saldo disponível, fazer transferências DOC e TED, pagar contas de consumo e boletos e muito mais.
Entrar no site do Banco do Brasil
Clientes Banco do Brasil, siga o passo a passo para acessar a conta pela internet:
ATENÇÃO: Antes de acessar o Internet Banking do Banco do Brasil, é necessário instalar no computador o Módulo de Segurança desenvolvido pelo próprio banco. Depois de instalar, basta:
- Acesse o site: www.bb.com.br/pbb/pagina-inicial/voce#
- Clique em “Acesse sua conta”;
- Informar números da agência e conta corrente, e a senha de acesso de 8 dígitos.
Depois disso, você terá acesso ao saldo disponível para uso no dia, pagamento de contas e boletos e todos os serviços e produtos oferecidos pelo Banco do Brasil.
Entrar no site do Banco Santander
Clientes Santander, siga o passo a passo para acessar o site do banco:
- Acesse o site: santander.com.br
- Na parte superior do site, informe seu CPF e clique tecle “Enter” para acessar;
- Digite a senha de acesso com seis dígitos e clique em acessar para prosseguir;
- Para validar o acesso, abra o app do banco no seu celular, selecione “ID Santander” > Internet Banking e escaneie o código. Em seguida, toque em “Gerar código”;
- Digite a sequência numérica no site e prossiga para “acessar”.
Pronto! Você terá acesso ao Santander Internet Banking e poderá consultar seu saldo em tempo real, solicitar empréstimos e financiamento, consórcio, pagar boletos e faturas e muito mais.