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O que são Loot Boxes, Caixas de Saque e Recompensa?

A primeira vez que ouvi essa palavra, “loot box” ou “lote boxes” foi jogando Fortnite com meus filhos, hoje vejo um porção de país se perguntando por que o limite dos seus cartões de crédito foi estourado, a explicação é bem fácil.


Muitas notícias sobre as loot box ou “caixas de saque” na nossa língua portuguesa, estão em alta mais uma vez. Essa questão tem se tornado manchete nacional bem antes e também durante o lançamento de Star Wars Battlefront II da Electronic Arts.


O fato tem gerado um grande alvoroço entre os jogadores por se sentiam meio que forçados a jogar o tanto quanto podem para obter o máximo do jogo. No entanto, por causa de uma mudança repentina, acabou dando esperança aos jogadores, agora que a ESA lançou uma iniciativa para divulgar as probabilidades da caixa de saque, ou seja;

O que são Loot Boxes, Caixas de Saque e Recompensa?

  • De acordo com a Entertainment Software Association, a Microsoft, a Nintendo e a Sony exigirão jogos novos e atualizados com caixas de saque para revelar as chances de receber itens específicos.

As caixas de saque (loot boxes) são caixas digitais nas quais os jogadores precisam gastar dinheiro real ou dinheiro do jogo, e o pulo do gato nessa história é que você nunca sabe o que tem dentro da caixa.

Mas é claro, não é tão simples, já que cada jogo online oferece diferentes tipos de recompensas em suas loot boxes.


As Loot Boxes são uma novidade?


As caixas de saque que geram prêmios aleatórios para os jogadores não são uma coisa nova em jogos online, contudo a onda mais recente das loot boxes podem ser rastreada em duas origens diferentes. Vamos ver quais;

  1. O primeiro: é o Overwatch da Blizzard, lançado no anos de 2016. As caixas de saque do jogo (loot boxes) apresentam itens cosméticos, como fantasias, avatares de jogadores e vozes de personagens. Você não poderia escolher quais personagens receberiam as recompensas, então os itens podiam ou não ser para um herói que você realmente usava. Mas nenhuma das recompensas afetava a jogabilidade real, por isso talvez o Overwatch não foi envolvido em polêmicas. Enquanto as loot boxes eram apenas distribuídas para subir de nível e completar certas missões, aqueles que podiam gastar dinheiro em caixas de saque é claro coletavam itens mais rápido.
  2. O segundo: são os jogos online para celular gratuitos, que há muito dependem de pequenas transações financeiras para ganhar dinheiro com o jogo. Os desenvolvedores restringiriam artificialmente a jogabilidade para fazer os jogadores investirem dinheiro real nessas “micro-transações” para supostamente tornarem o jogo mais divertido.
  3. O terceiro: Não podemos esquecer o jogo com mais usuários de todos os tempos, o Fortnite, nele o jogadores para conseguirem manter a sobrevivência no jogo armando e recebendo intens aleatórios para seus skins dentro do jogo em andamento. Mas também existia as caixas de Loot Boxes aleatórias que eram compradas pelos usuários com dinheiro real e que gerou um processo nos EUA e em outras regiões do mundo contra a Epic Games. A Epic parou de vender caixas de saque aleatórias em 2019.

Desde então, eles chegaram aos jogos de console e PC como novos personagens, itens e outros materiais no jogo.


Quais jogos que ainda possuem caixas de recompensa?

As loot boxes, caixas de recompensa ou caixa de saque como já dissemos, se tornaram cada vez mais populares nos últimos anos. Os jogos online recentes com essa opção incluem: Apex Legends, Overwatch, Star Wars Battlefront II, FIFA 19, Middle-earth: Shadow of War, Gears of War 4 and Halo 5: Guardians.

Ainda existem outras dezenas de jogos online que incluem micro-transações, que geralmente permitem que você pague com dinheiro do mundo real pela moeda do jogo.


Por que muitos jogadores odeiam caixas de loot?

Para muitos dos jogadores as caixas de loot ou caixa de saque podem ser equiparadas aos jogos de azar.

Você abre uma caixa de recompensa e obtém itens aleatórios que podem ou não ser aquilo que realmente você deseja, ou eles podem ser tão inúteis quanto um focinho de porco sendo usada como tomada elétrica (embora, ao contrário do jogo em si, você sempre consegue algo de valor).

Poder trocar ou vender esses itens não é o caso quando você compra as caixas de saque, então, por isso muitos dos jogadores consideram as loot boxes como algo desnecessários em alguns casos.

Para piorar a situação, as loot boxes funcionam com um caça niqueis, ou seja, significa que para obter os itens que deseja, como jogador pode ser que tenha que investir muito mais dinheiro para comprar várias caixas de saque até ganhar o jackpot ou aquilo que realmente quer.

Mas qual é a probabilidade disso acontecer?

Digamos que seja o mesmo que ganhar na loteria, é difícil dizer com toda certeza, visto que a maioria dos editores não lista de forma alguma qual a probabilidade de obter determinados itens (a Nintendo fez recentemente em seu novo jogo para celular, Animal Crossing: Pocket Camp, ao usar itens que geram coleções aleatórias de insetos ou peixes.)

Micro-transações em dinheiro real pagar para jogar online

Quanto às micro-transações, o argumento é que você está pagando por algo que já deveria estar no jogo. Muitos se referem a isso como “pagar para jogar“.


No caso de Battlefront, era muito mais fácil pagar por uma tonelada de caixas de saque cheias de cartas poderosas para seus personagens, em vez de gastar dezenas de horas lutando por eles no jogo.

Por que os editores de jogos incluem Loot Boxes

Por que editores de jogos incluem Loot Boxes em jogos?

Qual a dúvida quanto a isto, as loot boxes é a recompensa (a galinha do ovos de ouro) no final do dia. Observe com os olhos bem abertos que os editores de jogos online são empresas e estão sempre em busca de lucro.

E embora a EA e outras empresas provavelmente estejam procurando ganhar mais e mais dinheiro, as loot boxes é um pouco mais complicado do que simplificarmos nisto (ganhar dinheiro).

Vale mencionar que os preços dos videogames e jogos online praticados em todo o mundo têm permanecido estáveis ​​desde o final dos anos 1990.

Embora as editoras financiem os desenvolvedores que trabalham em gráficos de ponta com jogabilidade inovadora, dublagem completa e captura de movimento e, em alguns casos, continuando o apoio ao jogo por anos após o lançamento, eles não cobram mais por esses jogos.

Os editores podem argumentar que essa é uma maneira de obter um retorno maior sobre o investimento para que possam continuar fazendo jogos melhores, mais caros e inovadores.


As Loot Boxes são jogos de azar?

As caixas de recompensa são jogos de azar? Bom, embora as recompensas sejam ganhas por pura sorte aleatoriamente, as micro-transações com dinheiro real são bastante diretas, então, muitos jogadores sugerem que as recompensas sendo aleatórias nas caixas de saque podem sim ser consideradas como uma forma de jogo de azar.

O esquema de interesse em um mercado de bilhões de dólares anuais em geral dita as regras e diz o que é e o que não é, então, em outubro de 2017, o órgão, Entertainment Software Rating Board (ESRB), que classifica os jogos de acordo com a idade e fatores como violência ou sexualidade, decidiu não classificar as caixas de saque como jogos de azar.

A Entertainment Software Association, que representa as empresas de jogos, afirmou à Glixel que as caixas de saque “são um recurso voluntário em certos videogames que fornecem aos jogadores uma outra maneira de obter itens virtuais que podem ser usados ​​para melhorar suas experiências no jogo” e que eles não são uma forma de jogo.

Em fevereiro de 2018, a ESRB anunciou a adição de um rótulo de “compras no jogo” para jogos físicos que têm caixas de saque, DLC, skins para download ou qualquer outra compra no jogo.

Com essa virada de jogo, o nível jurídico mudou para um nível acima. O deputado Chris Lee do Havaí emitiu recentemente um comunicado referindo-se às caixas de saque como “práticas predatórias” dos desenvolvedores. Ele chamou o Battlefront II de “cassino online com tema de Star Wars” e, embora ache que a mudança nacional pode ser difícil, ele deseja legislar contra isso em nível estadual.

Na Bélgica, a autoridade de jogos de azar do país declarou que as caixas de saque do Battlefront II constituem um jogo de azar e combinam “dinheiro e vício” no mesmo ambiente. A comissão quer que a prática seja banida em toda a Europa.


Loot boxes – o que os jogadores e pais podem fazer?

Se você é um jogador de games online, terá que esperar para ver o que vai acontecer e qual será o final dos próximos capítulos.

Parece possível que algum tipo de ação legislativa esteja no despontando no horizonte, embora isso possa levar alguns anos para ser resolvido, (enquanto isso, os editores enchem seus cofrinhos até a tampa de dinheiro real com o auxilio do mundo virtual.)

Alternativamente, o melhor a fazer é guardar a sua carteira.

Você pode até reclamar o quanto quiser sobre caixas de loot aleatórias e das micro-transações com dinheiro real, mas o fato é que você pode jogar de graça ou se preferir pode comprar esses jogos (e ainda pode fazer compras no jogo de loot boxes), e ao comprar loot boxes, os desenvolvedores e editores vão continuar a utilizá-los como forma de ganhar dinheiro predatoriamente.

Se a controvérsia dos loot boxes do Fortnite e do Battlefront for qualquer indicação, tente fazer sua voz ser ouvida em fóruns e subreddits, parece que não, mas isso pode realmente fazer toda a diferença.

Se você é um pai que não quer que seu filho gaste seu dinheiro no cartão de crédito em itens de jogos online, você pode verificar se os jogos têm micro-transações, loot boxes, caixas de recompensas e caixas de saque.

Baixe o EnYou, ele pode garantir que nenhum método de pagamento, como cartão de débito ou crédito, seja anexado aos consoles ou contas que seu filhos estão usando.

Quanto aos editores e desenvolvedores, eles provavelmente estão observando o que está acontecendo com Star Wars Battlefront II com um olhar mais cauteloso.

A EA fez uma pausa nas micro-transações e removeu alguns dos prêmios mais raros das caixas de saque na esperança de acalmar os fãs, e isso pode ter um grande impacto em como a próxima onda de jogos AAA os implementará.


O que a indústria de jogos está fazendo com as loot boxes?

Michael Warnecke, Conselheiro de Política Sênior da Entertainment Software Association, anunciou recentemente que a Microsoft, a Nintendo e a Sony exigirão jogos novos e atualizados com caixas de saque para revelar as chances de recebimento de itens específicos.

O melhor é que essas três empresas não são as únicas que participam dessa iniciativa. Activision Blizzard, Bandai Namco Entertainment, Bethesda, Bungie, Electronic Arts, Take-Two Interactive, Ubisoft, Warner Bros. Interactive Entertainment e Wizards of the Coast também estão trabalhando para aumentar a transparência nas compras de jogos.

No entanto, existem alguns desenvolvedores que ainda não tomaram essa iniciativa, como 505 Games, Capcom, CI Games, Deep Silver, Disney Interactive Studios, Epic Games, Focus Home Interactive, Gearbox Publishing, GungHo, Intellivision Entertainment, Kalypso, Konami, Magic Leap, NCsoft, Natsume, Nexon, Rebellion, Riot Games, Sega, Square Enix, THQ Nordic, Tencent and Marvelous.

Esperançosamente, é possível que veremos mais e mais empresas AAA embarcarem mais cedo ou mais tarde nessa onda dos loot boxes, e você pai e mãe, sua missão é esconder ou bloquear seus cartões de crédito, débito e Paypal para transações em jogos online.